quinta-feira, 23 de julho de 2015

Eu Fui: Pernambuco - parte II

Olha gente, quando eu juntei todas as fotos que fizemos em Pernambuco não imaginava a quantidade que eu tinha - ainda não contei, mas tem pastas que possuem muitas, muitas fotos. Hoje trago as fotos de dentro do presídio... calma, calma, o presídio está desativado, mas o governo de Pernambuco teve a excelente ideia de transformá-lo em na Casa de Cultura. Mas o que podemos encontrar por lá?

Foto: Camisa tradutor - by Lucas Filho

O nordestino é um povo extremamente criativo - o texto da foto acima quem o diga. A Casa da Cultura era um presídio que foi desativado e agora abriga diversos artesãos. O interessante é a cela ainda original que mostra aos visitantes como eram as mesmas.

Foto: Cela original - by Lucas Filho


"O prédio, tombado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco em 1980, funcionou como penitenciária durante 118 anos. Curiosamente, conta-se que naquela época não havia tanto temor em relação aos presos, que, pela centralidade em que se encontrava o presídio, participavam ativamente do cotidiano da cidade através de um trabalho social de reintegração. Havia uma preocupação com a inserção da instituição na vida social do bairro e até da cidade, inclusive conta-se que o melhor pão da região era aquele produzido pelas mãos dos detentos na panificadora do presídio. E os pentes de chifre e as coleções de jogo de botão fabricados ali tinham fama pela sua qualidade. Além disso, o primeiro estandarte do Vassourinhas foi bordado também dentro do presídio. Tudo isso sem falar que os detentos ainda formavam times de futebol e tinham uma biblioteca à sua disposição."
Fonte: Anna Laura Mello - blog

Cela em lojas

Pernambuco respira artesanato. E artesanato de qualidade. De rendas até esculturas em palitos de fósforo - sim palitos de fósforos, os pernambucanos da Casa da Cultura oferecem preço e qualidade em suas peças.

Foto: Casa da Cultura - by Lucas Filho

Foto: Escultura em palito de fósforo - by Lucas Filho

Se achou incrível a escultura acima, então não perca as próximas postagens onde o artista retratou a cena da santa ceia usando palitos de fósforos.

Dica fotográfica

Sempre que chego em algum local para fotografar com um guia, me certifico do tempo que terei no local. É frustrante você correr por todo o lugar e depois quando vai fotografar você escuta um: "Vamos, o ônibus já vai sair!" Por isso, ser rápido nas observações e perguntar bastante sobre o local até mesmo antes de chegar lá - dentro do ônibus por exemplo, é uma forma de precaver que você não vai sair de lá sem fazer uma foto. E sem tempo, poderia perder imagens como esta abaixo.

Foto: Cela "especial" - by Lucas Filho
Na imagem acima, uma das lojas que vende cristais (se não me engano). Estava fechada no momento. Mas as cadeiras e a Tv junto com a boa iluminação, contrastam com a grade que fecha a cela - ou melhor a loja.

Bom é isso. Espero que gostem desta segunda parte de nossas fotos de Pernambuco. Para ver as demais fotos desta postagem acesse o álbum abaixo.

Clique na imagem para acessar o álbum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar. Assim que possível iremos publicar o seu comentário. Para fazer contato, utilize o e-mail: lucascoe@gmail.com

Em destaque

Livros e revistas seminovas para enriquecer o seu olhar

Sempre digo que o conhecimento é algo que nunca, ninguém , poderá tirar de você. Pensando nisso, estou vendendo alguns livros e revistas de ...