sexta-feira, 12 de junho de 2015

Praça Portugal... adeus.

Uma praça com os dias contados. Esta é a praça Portugal que fica no bairro da aldeota (área nobre) em Fortaleza, Ceará. Mas o que podemos ver por lá? Fomos conferir o que temos na praça e despertar em você a sua opinião: A praça deve mesmo ser modificada?

Foto: Monumento da praça Portugal - by Lucas Filho

"Praça Portugal é uma praça de Fortaleza que fica no bairro Aldeota tendo sido criada em 1947, foi inaugurada definitivamente em 1968 e passou por várias reformas. A praça tem formato circular e fica no meio do cruzamento das avenidas Dom Luís e Desembargador Moreira. Ao seu redor existem muitas lojas em shoppings "open mall" e o shopping Aldeota. Durante o final de ano é montada uma árvore de natal gigante.

Entre os anos de 1999 e 2000 a praça ganha vida nova com a presença marcante de jovens apreciadores e fans da cultura japonesa (anime, mangá, j-music e outros) tornando a praça o recanto dos otakus.

Em 2014 surge um projeto da Prefeitura Municipal de Fortaleza para a substituição da praça por 4 outras que ficariam nas pontas do quadrilátero que compreende o espaço, ao invés de no centro como é hoje. A parte central, por sua vez, daria lugar ao um cruzamento semafórico, onde as avenidas Dom Luis e Santos Dumont formariam um binário."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pra%C3%A7a_Portugal


O que temos na praça

Gente, na boa, não temos praticamente nada. A única atração é o monumento que fica no meio da praça. Embora tenha muito espaço, há mais calçada do que jardins.

Até uma recente mudança no trânsito do local, a praça ficava quase que inacessível pelo fato da mesma ser o centro de uma rotatória. Então, quem queria chegar a praça, teria que arriscar a vida passando entre os veículos e motos que passavam ali quase que constantemente. Mas com a mudança, o acesso a praça foi facilitado.

Foto: Praça Portugal 01 - by Lucas Filho

Como ficará? - Se é que vai ficar

Idas e vindas da prefeitura de Fortaleza e da câmara dos vereadores fizeram a obra se arrastar. Já foi cogitado um túnel - negado; Um elevado (ponte) - negado. O que parece ser mais propício serão dois cortes na praça, dividindo-a em quatro. A única coisa que se chegou a um acordo - aparentemente, é que o monumento símbolo da praça deverá ser preservado - não mais no meio dela evidente.

Manhã e tarde

Fiquei o dia todo pela região, inclusive fiz aquelas fotos da obra que em seu stand há uma exposição (A arte invade a obra) neste dia. E também as fotos do parque das flores (Dia Mundial do Maio Ambiente - Flores em PeB).

Mas tive tempo para também fotografar um shopping que é bem aconchegante...

QUERO FAZER AQUI UM COMUNICADO!
Eu estava fotografando neste shopping que tem as lojas dispostas como se fossem ruas onde pessoas vão e vem sem problemas. Fui abordado de forma educada pelo segurança me perguntando se eu estava fazendo as fotos para o shopping. Respondi que não, que era para o nosso blog. Ele então disse que iria se comunicar com a administração do shopping para ver se eu poderia fotografar, pois segundo ele eu não poderia fotografar com uma câmera desse tamanho:

Foto: Imagine se eu tivesse usando a lente de zoom - by Lucas Filho
Disse que não tinha problema, se fosse este o caso, poderia usar o meu celular que tem mais recursos do que a câmera (brincadeirinha, mas já fez milagres em outras ocasiões). Ele então disse que eu ficasse fotografando, qualquer coisa me comunicaria. Sai de lá sem problemas.

Por favor empresários, as fotos que fazemos também servem de propaganda para os seus empreendimentos.

No shopping

Aqui estão algumas das fotos que fiz no shopping, é bem bonito por lá.

Foto: Shopping 01 - by Lucas Filho

Foto: Shopping 02 - by Lucas Filho

Foto: Shopping 03 - by Lucas Filho

Na praça ao entardecer


Na volta depois das outras fotos, fui ver se dava para fazer a foto que imaginei pela manhã. E sim, deus certo.

Foto: Praça Portugal 02 - by Lucas Filho

Dica fotográfica - A natureza ao redor

Na dica de hoje se refere a sempre dar uma volta pelas proximidades do ponto onde você está fotografando. Pela manhã, encontrei coisas interessantes para fotografar como uma gravata que, pelo fato de estar ali por - acredito, anos, a árvore foi tomando conta dela, isto é incrível!

Foto: Gravatinha natural - by Lucas Filho
E perceba que a gravatinha já faz parte da árvore - na verdade um tronco. E se você acessar o nosso álbum mais abaixo, vai ver isto de outros ângulos. E se pensa que isto é coincidência, veja esta foto que tirei recentemente em outro ponto da cidade.

Foto: A corda natural - by Lucas Filho
Gente eu tentei puxar esta corda e não saiu não - lógico que não queria quebra né : )

Tem mais fotos legais no nosso álbum.

https://goo.gl/photos/87X8C3Z9kETfKxHJ6

Clique na imagem para acessar o álbum

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar. Assim que possível iremos publicar o seu comentário. Para fazer contato, utilize o e-mail: lucascoe@gmail.com

Em destaque

Livros e revistas seminovas para enriquecer o seu olhar

Sempre digo que o conhecimento é algo que nunca, ninguém , poderá tirar de você. Pensando nisso, estou vendendo alguns livros e revistas de ...