quarta-feira, 17 de junho de 2015

Mostra de design e decoração

Estava procurando algum lugar onde eu pudesse fotografar objetos e ambientes de casa mas longe de ser aquela frigideira velha entoada por Luiz Gonzaga. Então, Deus ouviu as minhas orações, e no dia que eu fui fotografar a exposição de Leonardo Da Vinci, vi que também no shopping Rio Mar havia a Mostra 100% Design. Fui fotografar alguns dias depois e o resultado eu mostro agora. Mas o que precisamos saber ao sair para fotografar coisas desse tipo?

Foto: Cadeira Jeans - by Lucas Filho

A grande vantagem de fotografar peças de decoração em mostras, é que a luz e a disposição dos objetos, já estão lá, basta ir e fotografar. As peças reúnem trabalhos de diversos designer, decoradores e arquitetos cearenses - se esqueci de algo por favor me avisem.


Ambientes decorados

O legal de fotografar ambientes decorados é que - pelo menos no meu caso, além de fotografar fiquei imaginando a disposição de elementos em meu futuro estúdio. E nada como uma fonte inspiradora como estas.

Foto: Ambientes 01 - by Lucas Filho

Foto: Ambientes 02 - by Lucas Filho

Veja o detalhe da foto mais acima (Ambientes 01), aquela moto é tudo de bom. E eu não poderia deixar de destacar a mesma.

Foto: Harley - by Lucas Filho

Dica fotográfica

Vamos já começar com esta dica. Observou o fundo desfocado da foto acima? Pois bem, nem sempre temos como fazer isto, seja por limitação da lente ou da própria câmera. No meu caso, como uso uma superzoom (Fuji S8200) tenho uma super limitação na abertura do diafragma que dentre outras coisas é o responsável pela quantidade de luz que entra na câmera. Poderia conseguir este efeito desde que:
  1. Pudesse me afastar da moto e usar bastante o zoom com a opção macro ativada;
  2. Afastar a moto da parede que estar por trás dela.

Mas se observar a foto Ambiente 01, verá que nada disso seria possível. Então como obter este efeito? Simples. Pós edição! Uso o software livre Gimp no lugar do Photoshop - logo por que uso o Linux no lugar do Windows, que embora algumas ações se tornem mais trabalhosas eu consigo me virar com o que tenho.

Então a dica é você aprender a simular efeitos/ resultados em suas imagens através da pós edição.

Fotografia de objetos

Gostaria de colocar alguns objetos em um fundo infinito. Modificar a luz, ou quem sabe poder trocar o objeto de lugar. Mas nada disso era possível, logo por que havia em praticamente todas as peças um singelo aviso de não mexer nos objetos. Então, algumas dessas fotos - e as várias outras em nosso álbum, tive que ser as vezes um contorcionista. Se houvesse outra câmera me fotografando você entenderia o que eu falo.

Foto: Objetos de design 01 - by Lucas Filho

Foto: Objetos de design 02 - by Lucas Filho

Perguntar não ofende, mas ajuda e muito (Dica fotográfica #02)

Infelizmente, não podemos sair por aí fotografando tudo. Logo porque, existem lugares que não é permitido fotografar por serem lugares particulares. Quando eu fui da primeira vez, tratei logo de perguntar se era permitido fotografar e a atendente me disse que sim.

No dia que fui fotografar mesmo, cheguei e não tinha ninguém para perguntar novamente. Então fui passear no shopping e depois voltei quando vi algum movimento de atendentes por lá. Perguntei novamente se era permitido fotografar e com câmera grande - sim seja bem explícito ao perguntar isto lembra das fotos da praça Portugal quando fui fotografar o shopping perto de lá? (não viu, clica aqui). Me autorizaram e passei das 10:30 às 12:30min sem ser incomodado.

Foto: Objetos de design 03 - by Lucas Filho


Isto me lembrou umas fotos que fiz de uma exposição de brinquedos em outro shopping, quando perguntei se poderia fotografar e o senhor que me atendeu se mostrou surpreso e disse que eu tinha sido a primeira pessoa que perguntava isto para ele e por isso me autorizava sim e com muito prazer : )

Ao todos temos 54 fotos - incluindo estas da postagem em nosso álbum. Não deixe de conferir. Ah, se for fotografar por lá, não deixe de compartilhar as suas fotos conosco.

Informações

A Mostra ficará (Shopping Rio Mar - Fortaleza-CE) na Expansão da Praça de Alimentação, localizada no piso L3, dos dias 18 de maio a 28 de junho.

O funcionamento será de segunda a sábado, das 10h às 22h, e no domingo das 10h30 às 22h.

Entrada gratuita.


Ambientes e profissionais
  • Hall de Entrada – Marcelo Caracas e Odete Aragão
  • Champanheria – Ramiro mendes
  • Living – Roberto Pamplona
  • Suíte Máster – Claryanne Aguiar
  • Suíte Infantil e brinquedoteca – Amaury Junior
  • Suíte da Jovem – Cibele Parreira
  • Home da casa de Serra– Kel Oliveira
  • Sala de Jogos – Márcia Sá
  • Garagem – André Barros Leal
  • Sala de jantar – Luciana Brasileiro
  • Home Office – Pablyto Leivio e Denise Olinda
  • Varanda – Henrique Morais
  • Espaço Gourmet – Simon Ráfaga e Taline Rabelo
  • Estar Intimo – Clóvis Júnior
  • Suíte do Rapaz – Débora Freitas

Acesse o nosso álbum



https://goo.gl/photos/XAqQvt7FKvE2e7hy7
                                                Clique na imagem para acessar o álbum
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar. Assim que possível iremos publicar o seu comentário. Para fazer contato, utilize o e-mail: lucascoe@gmail.com

Em destaque

Livros e revistas seminovas para enriquecer o seu olhar

Sempre digo que o conhecimento é algo que nunca, ninguém , poderá tirar de você. Pensando nisso, estou vendendo alguns livros e revistas de ...