domingo, 5 de abril de 2015

De viagem: São Luis - Maranhão

Olá pessoal. Tava meio sumido de publicar fotos no nosso blog, mas depois de uma viagem a São Luiz-MA, viroses, e muita foto para retocar, estou entregando a vocês leitores do nosso blog esta magnifica cidade. Mas o que será que São Luiz do Maranhão tem de tão bom?

Gostaria de dizer que não pude visitar todos os lugares indicados por muitos turistas que foram também para lá (Lençóis, Alcântara, etc). O motivo: Minha "GoPro" - foto abaixo:

Foto: Ananda GoPro - By Lucas Filho
Muitas das fotos que tirei em São Luis ela estava nos meus braços, daí eu chama-la carinhosamente de GoPro : )

Nesta postagem vocês poderão ver algumas fotos, mas no final terá um link para o álbum com as "poucas 140 fotos" que fiz por lá (fora as de cunho pessoal).


São Luis

São Luís é um município brasileiro e a capital do estado do Maranhão. É a única cidade brasileira fundada por franceses, no dia 8 de setembro de 1612 , tendo sido posteriormente invadida por holandeses . Em seguida, foi colonizada pelos portugueses. Localiza-se na ilha de Upaon-Açu, no Atlântico Sul, entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar. Em 1621, quando o Brasil foi dividido em duas unidades administrativas — Estado do Maranhão e Estado do Brasil — São Luís foi a capital da primeira unidade administrativa.

Fonte: Wikipédia
Para saber mais sobre a história de São Luis-MA, clique aqui.

Passageiros de primeira viagem

Depois de 40 anos fui viajar pela primeira vez de avião - meus filhos também. Foi tranquilo. Lembrava muito do que dizia minha mãe: "Viajar de avião deve ser fácil, pois se ele cair morremos muito rápido e não sentiremos nada." - Reconfortante não?...

Chegamos a noite e tratamos logo de jantar no aeroporto mesmo. E nada como uma bebida típica maranhense.

Foto: Guaraná Jesus - By Lucas Filho
Não tive o prazer de experimentar (não bebo refrigerante), mas segundo o meu filho e esposa, tem gosto de chiclete de tutti frutt e bem doce.

Uma curiosidade: Segundo a lenda, uma empresa de refrigerantes estabeleceu uma fábrica na cidade mas as vendas deste refrigerante nunca superaram as do guaraná Jesus. Solução? A empresa comprou a fábrica do guaraná e passou a fabricá-lo do mesmo jeito. Então quando for ao Maranhão e ouvir a frase: "A Coca-Cola comprou Jesus", há um fundo de verdade nisso. Sim! O guaraná Jesus é fabricado pela Coca-Cola.

O hotel

Ficamos hospedado no Hotel Brisa Mar. Não tenho muitas fotos de suas dependências, mas é aconchegante. Só duas coisas não gostei: A primeira, tivemos que ficar nos quartos dos fundos do hotel, pois tínhamos que escolher entre um berço ou uma vista da praia - ficamos com a primeira opção lógico. A segunda, não há muita diversão para as crianças - somente a piscina. Vejam algumas fotos do hotel:

Foto: Piscina - By Lucas Filho

Foto: Pátio - By Lucas Filho

Foto: Candelabro - By Lucas Filho

Centros de Criatividade e de Artesanato

Existem dois centros - espaços do governo/ prefeitura que visitamos. O Centro de criatividade onde são ministrados alguns cursos como de escultura e o Centro de artesanato, uma espécie de mercado que vende de chaveiros, passando por cachaça e acabando no camarão.

Foto: Centro de criatividade - By Lucas Filho

Foto: Centro de criatividade - By Lucas Filho

Foto: Centro de criatividade - By Lucas Filho

Foto: Centro de artesanato - By Lucas Filho

Foto: Centro de artesanato - By Lucas Filho

Foto: Centro de artesanato - By Lucas Filho

Foto: Centro de artesanato - By Lucas Filho

 

Centro histórico

Gente vou ser sincero com vocês - como sempre faço. Em São Luis "cada esquina é um flash". O centro histórico é uma viagem no tempo. Se você ama história, e valoriza as "raízes culturais" vai adorar passear pelo centro histórico.

Casarões do século passado, construídos por seus colonizadores nos remetem ao passado. E para mim que adoro casas e casarões velhos, me senti em casa.

E para você que é fotógrafo, nunca irá dizer, "não gostei deste plano de fundo", pois é cada textura que só estando lá para ver e apreciar.

Foto: Centro histórico - By Lucas Filho

Foto: Centro histórico - By Lucas Filho

Foto: Centro histórico - By Lucas Filho

Foto: Centro histórico - By Lucas Filho

Foto: Centro histórico - By Lucas Filho

Foto: Centro histórico - By Lucas Filho

Foto: Centro histórico - By Lucas Filho

Foto: Centro histórico - By Lucas Filho

 

Sábado é dia de... silêncio

Fui fazer as fotos do centro histórico na sexta e ao voltar lá no sábado, parecia ser um domingo de feriado de 01 de janeiro. Poucas pessoas nas ruas, e o movimento de carros cai cerca de 80%. Ótimo para fazer mais fotos da parte histórica e de prédios administrativos.

Foto: Sede do governo do Estado - By Lucas Filho

Foto: Fórum - By Lucas Filho

Foto: Capitania dos portos - By Lucas Filho

Foto: Correios - By Lucas Filho

Foto: Teatro - By Lucas Filho

Igrejas e fé

Não sou católico - sou evangélico, mas tenho que admitir que o trabalho de artesãos do passado encantam. Ao visitar o Museu de Arte Sacra de São Luis, podemos observar a riqueza de detalhes e a riqueza - monetariamente falando, de muitas das imagens. Em contraponto a isto, também vemos imagens bem simples como uma de Maria (mãe de Jesus) bem gordinha e com roupas bastante simples, sem ornamentos em ouro, vestidos de linho, ou outra indicação de luxo - acredito que ela era assim, simples como foi Jesus Cristo. Infelizmente, não é permitido fotografar as imagens do museu - mesmo sem flash, uma pena.

O guia que nos acompanhou (esta visita é paga) nos levou então até a parte superior da igreja matriz e lá podemos fotografar. O que me encantou foi o teto com pinturas belíssimas. Mas o que mais me chamou a atenção foi o altar, simplesmente coberto de ouro.


Foto: Igreja matriz - By Lucas Filho

Foto: Igreja matriz - By Lucas Filho

Foto: Altar da igreja matriz - By Lucas Filho
Obs: Dou um doce - virtual, para quem encontrar a imagem de Cristo neste altar da figura acima.


Foto: Igreja matriz - By Lucas Filho

Foto: Detalhe teto da igreja matriz - By Lucas Filho

 

Fotos noturnas

A fotografia noturna é um misto de tentativa e erro e sorte. Gosto muito de fotografias noturnas pois depois que você consegue chegar ao resultado esperado, você não deixa de apreciar as imagens que se revelam na "antes" escuridão.

Foto: Noite - By Lucas Filho

Foto: Noite - By Lucas Filho

Foto: Noite - By Lucas Filho

Foto: Noite - By Lucas Filho

Fine Art, Art digital ou não estava fazendo nada?... E ainda chovia.

Sabe aquele olhar que ninguém mais tem sobre uma determinada imagem? Pois é, nós fotógrafos vemos beleza em quase tudo. Passamos de quinta a noite até domingo de manhã em São Luis. Gente, choveu e choveu. E quando não chovia, ficava nublado. Mas para quem gosta de fotografar - ôpa... é comigo, isto é um convite. As fotos mais abaixo mostram o que eu consegui quando estava chovendo e resolvi sair do quarto do hotel.

Foto: Chovendo - By Lucas Filho

Foto: Chovendo - By Lucas Filho

Foto: Chovendo - By Lucas Filho

Foto: Chovendo - By Lucas Filho
Esta última imagem eu gostei muito de fazer. Estava no salão do hotel quando avistei distante da praia esta jangada em meio a chuva forte. Corri para a frente do hotel e fiz algumas fotos - mais deste tema no álbum indicado no final desta postagem.

Maré baixa é para os fracos

Sabe quando a maré está baixa aqui em Fortaleza e vamos para a Praia do futuro e andamos cerca de 30 segundos para molharmos os pés? Pois é, em São Luis acho que vamos levar mais um tempinho. Confira na foto abaixo:

Foto: Maré baixa - By Lucas Filho

Foto: Maré baixa - By Lucas Filho


Voltando para casa

Chegou domingo, hora de tomar o último café da manhã das minhas férias em São Luis-MA. E olha o que nos esperava na saída rumo ao aeroporto...

Foto: Chovendo mais - By Lucas Filho
Sim, a chuva. Gente e choveu muito no trajeto do hotel para o aeroporto. E quando dissemos - às 07:15, que o nosso voo era às 08:00, o taxista com sua "lancha" - quer dizer carro, saiu em disparada. Ah, lembrei de outro fato que não gostei: o aeroporto fica longe do nosso hotel, o trajeto durou cerca de 30 minutos.

Depois que chegamos ao aeroporto vi que perdi a oportunidade de fazer fotos debaixo da chuva. Algumas fotos do aeroporto de São Luis.

Foto: No aeroporto do MA - By Lucas Filho

Foto: No aeroporto do MA - By Lucas Filho

Foto: No aeroporto do MA - By Lucas Filho

Foto: No céu do MA - By Lucas Filho

 

Chegamos

Ufa, quanta coisa escrevi, legal se você leu até aqui, sinal de que estou escrevendo bem - ou você não tem nada melhor para fazer : )

De uma forma ou de outra, gostaria de finalizar dizendo que amei São Luis. Os taxistas sem exceção conhecem bem a história da cidade. É você sem perguntar muitos diziam o nome do prédio a idade aproximada de sua fundação e outros detalhes que me fez até pensar o quanto sou ignorante pois pouco sei da minha cidade - Fortaleza, mas isto está prestes a mudar e vou convidar você para participar, vou falar sobre isto em breve.

Outra coisa que vai deixar saudade é de muitos motoristas, parando o carro para que os pedestres - nós, pudêssemos atravessar a rua, muito legal isto, me sentia na faixa de pedestre enfrente a Caixa econômica da praça do Ferreira - no Centro de Fortaleza. Veja bem, a faixa é a de frente à Caixa, a que está a uns 10 metros - na mesma praça, é arriscado sermos atropelados - pode um negócio desses?

Foto: No aeroporto de Fortaleza-CE - By Lucas Filho

As fotos

Algumas fotos em usei um ajuste tipo National Geographic, usando o Gimp e alguns plugins. E por falar em fotografia, gente, lá dá para fazer muitas e muitas fotos no geral olhando para um lado e para o outro como de costume, mas sem a tensão que é fotografar por aqui em Fortaleza - no centro então é uma aventura de risco. E para encerrar, deixo a foto que mais gostei. Esta foi feita no sábado no Centro histórico. Um vendedor de pulseiras e brincos artesanais.

Foto: Artesão em São Luis - By Lucas Filho


Se eu voltaria para São Luis?... Com certeza ainda há muito para explorar, vamos nessa comigo?!

Confira mais fotos clicando na imagem abaixo

https://plus.google.com/photos/113773364336655151216/albums/6134316923558367537?authkey=CILt7dLe1r_P5gE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar. Assim que possível iremos publicar o seu comentário. Para fazer contato, utilize o e-mail: lucascoe@gmail.com

Em destaque

Livros e revistas seminovas para enriquecer o seu olhar

Sempre digo que o conhecimento é algo que nunca, ninguém , poderá tirar de você. Pensando nisso, estou vendendo alguns livros e revistas de ...